Carpe Diem, Recomeços e outras coisitas mais...

"Como dois e dois são quatro, sei que a vida vale a pena. Embora o pão seja caro e a Liberdade pequena!!!"

Vinicius de Moraes.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Raio-X da mente MASCULINA

CENA 1: Para se manter magérrima, você passa duas horas se matando na academia diariamente e segue uma dieta de faquir. No entanto, descobre que o cara mais lindo da turma, por quem arrasta uma minivan, está namorando uma mulher beeem cheinha.
CENA 2: Durante um passeio no shopping, você e seu amor entram em uma loja e a vendedora que vem atendê-los é linda de morrer. O cara de pau não consegue nem ao menos disfarçar, e chega a se perder na hora de perguntar o preço da carteira da vitrine.
CENA 3: Seu namorado é um poço de ciúme. Vive perguntando onde foi, com quem esteve, pegando no seu pé dizendo que está sendo infiel. No fim das contas, você descobre que foi ele quem pulou a cerca.
CENA 4: Você está louca para sair com o bonitão que acabou de entrar no escritório. Já deu inúmeras indiretas, mas parece que não há meios de o moço captar a mensagem. Em compensação, o colega mala que você trata bem só por educação vem espalhando para todo mundo que você está dando em cima dele.
Testar a nossa paciência parece ser o esporte preferido do time masculino. Mas, antes de colocar os homens no banco dos réus, saiba que em muitos casos essa maneira de agir está gravada na massa cinzenta deles. A seguir, a explicação científica para cada um desses comportamentos, no mínimo, peculiares.

1. Eles gostam mesmo é das gordinhas
Se você precisava de uma boa desculpa para abandonar a dieta, ganhou a sorte grande. Uma pesquisa americana da Universidade Yale revelou como será a mulher do futuro: 2 centímetros mais baixa e 1 quilo mais pesada do que é atualmente. A justificativa é que as garotas com esse perfil têm mais filhos — e passam a eles suas características genéticas. O trabalho também chamou a atenção para outro detalhe: segundo os especialistas em sexualidade, não há dúvidas de que são as mais rechonchudas que habitam o inconsciente masculino. “Os homens desejam as mulheres cheias de curvas, que normalmente se doam mais na cama”, garante o psicólogo Alexandre Bez, especializado em relacionamentos pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos. O problema, segundo o expert, é que nem todos assumem essa predileção por causa dos padrões de beleza da sociedade. “Muitos acabam se casando com uma esbelta, mas procuram satisfação sexual com as voluptuosas, mesmo que em casos extraconjugais.”
2. Eles perdem a fala diante de mulheres bonitas, literalmente
Acredite: isso não é uma manobra de conquista. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Experimental and Social Psychology, o desempenho cerebral deles piora quando estão cara a cara com uma mulher que consideram atraente. Os cientistas acreditam que isso aconteça porque durante uma conversa eles se concentram demais em impressionar, relegando as outras tarefas cerebrais para segundo plano. “A aparência apresenta um papel importante para o time masculino desde a infância”, conta Bez. “Por isso eles têm dificuldade para disfarçar quando veem uma mulher bonita, mesmo que a sua parceira seja tão linda quanto.” Explicado?
3. Eles detectam a infidelidade mais facilmente
Esse foi o resultado de uma investigação realizada na Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos. Entre os homens avaliados, 75% descobriram a pulada de cerca da amada, contra apenas 41% do time feminino. Os autores do trabalho acreditam que isso aconteça por causa da diferença de comportamento entre os sexos. “Eles têm mais difi culdade de resistir a uma investida, mesmo gostando da parceira”, diz a psicóloga Jussania Oliveira, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (Sbrash). “Além disso, os rapazes conseguem ter prazer puro e simples. Já elas se envolvem emocionalmente com mais facilidade”, conta Jussania. E é exatamente por isso que, muitas vezes, acabamos nos entregando. “Uma traição pode ser encarada pelas mulheres como um relacionamento, o que faz com que tenham mais chance de dar bandeira em casa”, diz Maria Helena.
4. Eles não sabem ler nossos sinais
Você trata um amigo com gentileza e ele acha que está dando o maior mole. Já aquele cara que é alvo do seu charme não entende suas insinuações. Calma, o problema provavelmente não está em você. Os homens frequentemente confundem um sinal amigável, como um simples sorriso, com investida sexual. Ou, ao contrário, difi cilmente conseguem notar quando estamos a fim de algo mais. Essa foi a conclusão de um estudo americando feito na Universidade de Indiana. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque os rapazes não alcançam as sutilezas da comunicação. As diferenças entre a visão masculina e feminina da sexualidade complicam ainda mais a situação. “O que para a mulher é um sinal sexual, para o homem pode não ser”, diz Maria Helena Vilela, diretora do Centro de Estudos da Sexualidade Humana, em São Paulo. Além disso, os representantes da ala masculina tendem a colocar o foco em um único objetivo e acabam deixando passar os detalhes. Por isso, os cientistas sugerem a quem estiver interessada em um homem ser mais direta. Agora, se não houver intenção de paquerar, melhor tomar cuidado com certas insinuações, a fim de não mandar mensagens ambíguas. Quer exemplos? Sorrir ou mesmo retornar uma ligação. O tal tende a achar que é porque está na dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário